Fotografia, viagens e evolução

Projecto Chaka Súcua

O projecto Chaka-Sucúa fornece apoio educacional abrangente a 20 jovens de recursos económicos limitados e situações de risco da Educação Básica Geral na Unidade Educativa Julio Padilla do cantão de Sucúa durante o ano lectivo (Setembro-Junho); o principal objectivo é reduzir o abandono escolar e o absentismo no nível básico superior através do apoio directo a adolescentes para melhorar a sua qualidade de vida e para serem modelos dentro das suas comunidades.

Este projeto nasceu porque as estatísticas da instituição mostram que cerca de 12% dos estudantes abandonam a escola todos os anos.

 

As principais causas de abandono são: baixo desempenho académico, baixa auto estima, repetição do ano letivo, problemas emocionais, fatores pedagógicos e metodológicos, situação económica e gravidez precoce, para as adolescentes o resultado é que frustram o seu projeto de vida face a uma vida de dificuldades a cair em vícios e a aumentar a gravidez precoce.

 

De acordo com o Ministério da Educação, a maior taxa de abandono escolar encontra-se em Morona Santiago e é de 12,42%, a mais elevada no Equador.

As atividades que o projeto desenvolve de segunda a sexta-feira durante 3 horas são:
* Almoço nutritivo
* Trabalho de casa dirigido
* Ensino e prática de valores

Resultados esperados

Durante o primeiro ano os resultados foram muito bons, conclui-se que os adolescentes com apoio diário, disciplina e boa nutrição, demonstram melhor auto estima, mais confiança nas suas atividades diárias e mais organização quando se trata de fazer e cumprir tarefas, resultando em passar o ano sem grandes dificuldades.

 

Em resultado disto, as autoridades escolares solicitaram formalmente que continuassem a prestar esta ajuda e, se possível, a dar a oportunidade a outras crianças que se encontrem nas mesmas condições.

Isto também é sobre si… É uma oportunidade de sair da rotina durante algumas semanas e ter uma nova aventura, onde terá a oportunidade de conhecer novos amigos e fazer algo produtivo em benefício dos outros. Há muitas opções para apoiar estes jovens, contacte-nos e teremos todo o prazer em informá-lo.

Outras formas de contribuir

– Doação de uniformes e sapatos escolares
– Doações de material escolar ou ferramentas tecnológicas
– Doações de alimentos
– O vestuário, pode ser usado em boas condições
– Voluntariado